saiba o que é gedcom

Saiba o que é Gedcom e se você realmente precisa dele

Em Árvore Genealógica, Tecnologia Por Tati MarinDeixe um Comentário

Gedcom é um dos itens que ajuda a genealogia se conectar à tecnologia. Vamos combinar que não dá pra ficar carregando folhas, documentos, cópias, fotos e outros materiais sempre que você quiser mostrar ou compartilhar seus achados genealógicos com alguém, não é mesmo? Logo, saiba: onde houver genealogia, há tecnologia.

Falei neste post sobre alguns sites para montar árvores genealógicas e que alguns deles as constroem a partir de arquivos Gedcom, que significa GEnealogical Data COMmunications. Pois bem, este arquivo é um formato destinado para armazenamento de dados genealógicos e é amplamente “lido” e “escrito” por diferentes programas de genealogia.

Desenvolvido pelo FamilySearch, o Gedcom pode ser descrito também como uma linguagem de marcação; bem fácil de entender. Veja um simples exemplo.

0 @I1@ INDI
1 NAME John /Doe/
1 BIRT
2 DATE 10 JAN 1800
2 SOUR @S1@
3 DATA
4 TEXT Transcription from birth certificate would go here
3 NOTE This birth record is preferred because it comes from the birth certificate
3 QUAY 2
1 BIRT
2 DATE 11 JAN 1800
2 SOUR @S2@
3 DATA
4 TEXT Transcription from death certificate would go here
3 QUAY 2

Mas se você quer saber se você precisa ter um arquivo Gedcom para a sua genealogia, a resposta é depende. Como disse acima, há sites onde você pode montar sua árvore genealógica, então é bem provável que você não precise fazê-la em um programa.

Normalmente os programas de genealogia são utilizados por genealogistas profissionais, que precisam lidar com dados de vários clientes. Tais softwares chegam a um nível bem alto de detalhamento de informações e tarefas em torno dos dados, tais como a descrição das fontes que foram utilizadas na pesquisa, planos para futuras pesquisas, geração de relatórios e muito mais.

Alguns programas tem a funcionalidade de se conectarem a um ou mais sites. Por isso, se você um dia precisar gerar um arquivo Gedcom da sua árvore genealógica, descubra qual software tem conexão com o site que você usa. É possível tanto fazer o upload das informações do programa para o site como o contrário.

Muitos genealogistas profissionais ou amadores inclusive preferem tratar os dados através de um programa, que pode ser sincronizado à árvore genealógica online, do que fazer todo o trabalho pelo navegador.


Você utiliza algum aplicativo para armazenar seus dados genealógicos? Me conta sua experiência. Deixe seu comentário.

Leave a Comment