Afinal, o que é árvore genealógica?

Em Árvore Genealógica Por Tati MarinDeixe um Comentário

Você sabe o que é árvore genealógica? No Genealogizando falamos de genealogia e, claro, também de árvores genealógicas, que são gráficos que contém a ascendência ou descendência de um indivíduo.

Comumente, vemos árvores genealógicas com uma pessoa na base, representando o tronco, e seus ancestrais (pais, avós, bisavós, trisavós, etc) acima, como na imagem acima.

Você também pode encontrar, ou querer produzir, uma árvore genealógica que mostre os descendentes (filhos, netos, bisnetos, trinetos, etc) de uma pessoa ou casal. Neste caso, parte-se de alguém que tenha nascido há bastante tempo. A “árvore” fica de ponta cabeça, já que os descendentes aparecem abaixo do casal, como no exemplo abaixo.

Agora que você já sabe o que é uma árvore genealógica, precisa saber que nem sempre ela fica assim bem “organizadinha” ou fácil de analisar. Dependendo de quantas filhos seus ancestrais tiveram, como se deram os casamentos e outros fatores, ela pode parecer uma verdadeira cama de gato, como nesta abaixo.

Calma! Você não precisa desenhar sua árvore genealógica à mão. Há sites e aplicativos que, depois de inserir os dados dos seus ancestrais, geram vários tipos de gráficos a partir dos seus dados.

O gráfico que vimos neste post são os verticais do tipo “pedigree”. Existem ainda outras formatos com ancestrais e/ou descendentes, que são o horizontal (linhagem) e em formato de leque. Tem gente que até faz a sua própria árvore genealógica em uma parede da casa. Fica lindo demais!

O que você achou? Comece já a pesquisar seus ancestrais e a montar a sua árvore genealógica.

Leave a Comment