o que é árvore genealógica

Afinal, o que é árvore genealógica?

Em Árvore Genealógica Por Tati Marin6 Comments

Você sabe o que é árvore genealógica? No Genealogizando falamos de genealogia e, claro, também de árvores genealógicas, que são gráficos que contém a ascendência ou descendência de um indivíduo.

Comumente, vemos árvores genealógicas com uma pessoa na base, representando o tronco, e seus ancestrais (pais, avós, bisavós, trisavós, etc) acima, como na imagem acima.

Você também pode encontrar, ou querer produzir, uma gráfico que mostre os descendentes (filhos, netos, bisnetos, trinetos, etc) de uma pessoa ou casal. Neste caso, parte-se de alguém que tenha nascido há bastante tempo. A “árvore” fica de ponta cabeça, já que os descendentes aparecem abaixo do casal, como no exemplo abaixo.

árvore genealógica de descendentes

Agora que você já sabe o que é uma árvore genealógica, precisa saber que nem sempre ela fica assim bem “organizadinha” ou fácil de analisar. Dependendo de quantas filhos seus ancestrais tiveram, como se deram os casamentos e outros fatores, ela pode parecer uma verdadeira cama de gato, como nesta abaixo.

árvore genealógica complexa

Calma! Você não precisa desenhar gráfico de linhagem à mão. Há sites, como o FamilySearch, e aplicativos que, depois de inserir os dados dos seus ancestrais, geram vários tipos de gráficos a partir dos seus dados.

árvore genealógica decorativa

Árvore genealógica decorativa

O gráfico que vimos neste post são os verticais do tipo “pedigree”. Existem ainda outras formatos com ancestrais e/ou descendentes, que são o horizontal (linhagem) e em formato de leque. Tem gente que até faz a sua própria árvore genealógica em uma parede da casa. Fica lindo demais!

O que você achou? Comece já a pesquisar seus ancestrais e a montar a sua.

Comments

Leave a Comment