Ver Post

Pesquisas genealógicas: preste atenção aos detalhes

Em Opiniões e Experiências Por Tati MarinDeixe um Comentário

Eu quase desisti de minhas pesquisas genealógicas. Várias vezes. Minhas desistências me levaram a longas interrupções. Hoje, estou naquele ponto em que parece impossível encontrar alguma pista. Estou em um beco sem saída. Mas sempre há esperança através do testemunho ou esforço de alguém. E agora, por estar aprendendo tantas coisas, seja nesta disciplina ou em outras. Assim, as experiências desta semana incluem a renovação da minha vontade e determinação. Aprendi que sempre haverá outra maneira, outro lugar, outra abordagem para encontrar novas informações.Por enquanto, meus obstáculos permanecem em descobrir onde um ancestral específico nasceu. Ainda não o superei, mas …

Ver Post

Repetição de nomes na genealogia: como este padrão pode ajudar ou atrapalhar sua pesquisa?

Em Pesquisa, Registros Por Tati MarinDeixe um Comentário

A repetição de nomes na genealogia é um assunto que dá bastante pano pra manga. É inegável a existência de um padrão de nomeação dos filhos em grande parte das famílias que já pesquisei, minhas e de outras pessoas. Mas você sabia que existe uma regrinha não declarada que os antigos de diversas origens seguiam para nomear seus filhos?

Ver Post

Vídeo: O ícone azul de registros sugeridos do FamilySearch | Boa de Domingo

Em FamilySearch, Registros, Vídeos Por Tati MarinDeixe um Comentário

Encontrar registros sugeridos do FamilySearch é quase como que ganhar na loteria. Quando eu vejo aquele ícone azul na minha árvore genealógica eu fico muito feliz. Mas você sabe o que significa e o que fazer quando recebe um desses? Em resumo, o ícone azul de registros sugeridos do FamilySearch pode te levar a expandir grandemente a sua pesquisa genealógica, pois te sugerem registros digitalizados que foram indexados por voluntários. Tais registros, que podem ser de nascimento, casamento, óbito, de imigração, etc. Estes documentos, se analisados detalhadamente, podem te fornecer um mar de informações sobre seus ancestrais. Nesse vídeo explico …

Ver Post

Vídeo: Encontrar pendências na sua árvore genealógica com a visualização de descendentes

Em Árvore Genealógica, FamilySearch, Vídeos Por Tati MarinDeixe um Comentário

Como encontrar pendências na sua árvore genealógica? Através da visualização de descendentes da árvore genealógica do FamilySearch é possível descobrir ancestrais que precisam de correções em alguma informação. Com este formato de visualização fica fácil também de descobrir se há registros sugeridos para indivíduos em qualquer linhagem.

Ver Post

Vídeo: Escrever a história da família | A Boa de Domingo

Em História da Família, Vídeos Por Tati MarinDeixe um Comentário

Escrever a história da família talvez seja a tarefa mais procrastinada de quem pesquisa a própria genealogia. Normalmente a atividade preferida é descobrir novos ancestrais e documentos referentes a eles. Mas os fatos que eles viveram devem ser também eternizados. Descobrir os nomes do nossos ancestrais e as datas e locais em que aconteceram os eventos de suas vidas através de pesquisas é importante, sim! Entretanto, é essencial também registrar quem foram eles, o que fizeram e qualquer característica que pudermos descobrir ou inferir. Por isso, preparei este vídeo com algumas dicas para começar a escrever a história da família …

Ver Post

Opinião: temos sorte por sermos genealogistas?

Em Opiniões e Experiências Por Tati MarinDeixe um Comentário

Uma publicação nas redes sociais rendeu um pouco de conversa e inspiração. Sobre a citação “Se você tiver sorte o suficiente para ser um genealogista, você tem sorte o suficiente” de Ruth Padilla, perguntei: que sorte é essa? A que você acha que ela estava se referindo? No Instagram obtive alguns engajamentos interessantes. Entre as respostas, o enfermeiro Fernando Melo, que se dedica à genealogia há quase 20 anos e está a frente do perfil @genealogiaem, concorda com a autora. “Para mim a genealogia é um exercício que estimula várias habilidades”, afirma. Quer sorte maior que essa? Conversando, elencamos algumas …

Ver Post

Por que é tão importante citar fontes na sua árvore genealógica?

Em Pesquisa, Registros Por Tati MarinDeixe um Comentário

Citar fontes das informações genealógicas é importantíssimo para nossas pesquisas por vários motivos. Vou destacar dois deles e deixo o que considero fundamental, para o final. A primeira razão, é que as fontes revelam onde (e nos lembram também como e quando) obtivemos as informações. E, apesar de parecer óbvio e obrigatório, nem sempre o fazemos. Vamos imaginar uma situação que já aconteceu comigo algumas vezes. Você já está há 10 ou 20 anos colhendo informações da sua árvore genealógica, já acumulou talvez 50, 100 ou até mesmo 500 ancestrais, incluindo os colaterais e suas ramificações. Muitas vezes você vai …