Ver Post

Pesquisas genealógicas: preste atenção aos detalhes

Em Opiniões e Experiências Por Tati MarinDeixe um Comentário

Eu quase desisti de minhas pesquisas genealógicas. Várias vezes. Minhas desistências me levaram a longas interrupções. Hoje, estou naquele ponto em que parece impossível encontrar alguma pista. Estou em um beco sem saída. Mas sempre há esperança através do testemunho ou esforço de alguém. E agora, por estar aprendendo tantas coisas, seja nesta disciplina ou em outras. Assim, as experiências desta semana incluem a renovação da minha vontade e determinação. Aprendi que sempre haverá outra maneira, outro lugar, outra abordagem para encontrar novas informações.Por enquanto, meus obstáculos permanecem em descobrir onde um ancestral específico nasceu. Ainda não o superei, mas …

Ver Post

Repetição de nomes na genealogia: como este padrão pode ajudar ou atrapalhar sua pesquisa?

Em Pesquisa, Registros Por Tati Marin2 Comments

A repetição de nomes na genealogia é um assunto que dá bastante pano pra manga. É inegável a existência de um padrão de nomeação dos filhos em grande parte das famílias que já pesquisei, minhas e de outras pessoas. Mas você sabia que existe uma regrinha não declarada que os antigos de diversas origens seguiam para nomear seus filhos?

Ver Post

Vídeo: O ícone azul de registros sugeridos do FamilySearch | Boa de Domingo

Em FamilySearch, Registros, Vídeos Por Tati MarinDeixe um Comentário

Encontrar registros sugeridos do FamilySearch é quase como que ganhar na loteria. Quando eu vejo aquele ícone azul na minha árvore genealógica eu fico muito feliz. Mas você sabe o que significa e o que fazer quando recebe um desses? Nesse vídeo explico como proceder e como encontrar outros que estão escondidos nos ramos colaterais.

Ver Post

Opinião: temos sorte por sermos genealogistas?

Em Opiniões e Experiências Por Tati MarinDeixe um Comentário

Uma publicação nas redes sociais rendeu um pouco de conversa e inspiração. Sobre a citação “Se você tiver sorte o suficiente para ser um genealogista, você tem sorte o suficiente” de Ruth Padilla, perguntei: que sorte é essa? A que você acha que ela estava se referindo? No Instagram obtive alguns engajamentos interessantes. Entre as respostas, o enfermeiro Fernando Melo, que se dedica à genealogia há quase 20 anos e está a frente do perfil @genealogiaem, concorda com a autora. “Para mim a genealogia é um exercício que estimula várias habilidades”, afirma. Quer sorte maior que essa? Conversando, elencamos algumas …

Ver Post

Por que é tão importante citar fontes na sua árvore genealógica?

Em Pesquisa, Registros Por Tati MarinDeixe um Comentário

Citar fontes das informações genealógicas é importantíssimo para nossas pesquisas por vários motivos. Vou destacar dois deles e deixo o que considero fundamental, para o final. A primeira razão, é que as fontes revelam onde (e nos lembram também como e quando) obtivemos as informações. E, apesar de parecer óbvio e obrigatório, nem sempre o fazemos. Vamos imaginar uma situação que já aconteceu comigo algumas vezes. Você já está há 10 ou 20 anos colhendo informações da sua árvore genealógica, já acumulou talvez 50, 100 ou até mesmo 500 ancestrais, incluindo os colaterais e suas ramificações. Muitas vezes você vai …