A repetição de nomes na genealogia é um assunto que dá bastante pano pra manga. É inegável a existência de um padrão de nomeação dos filhos em grande parte das famílias que já pesquisei, minhas e de outras pessoas. Mas você sabia que existe uma regrinha não declarada que os antigos de diversas origens seguiam para nomear seus filhos? Não era prática somente entre italianos, portugueses ou espanhóis, nem mesmo apenas dos que tinham fé cristã. Nórdicos (sim, os vikings) também rezavam pela mesma cartilha na hora de “batizar” seus filhos. Eu já havia observado tal padrão de repetição e, …
Opinião: temos sorte por sermos genealogistas?
Uma publicação nas redes sociais rendeu um pouco de conversa e inspiração. Sobre a citação “Se você tiver sorte o suficiente para ser um genealogista, você tem sorte o suficiente” de Ruth Padilla, perguntei: que sorte é essa? A que você acha que ela estava se referindo? No Instagram obtive alguns engajamentos interessantes. Entre as respostas, o enfermeiro Fernando Melo, que se dedica à genealogia há quase 20 anos e está a frente do perfil @genealogiaem, concorda com a autora. “Para mim a genealogia é um exercício que estimula várias habilidades”, afirma. Quer sorte maior que essa? Conversando, elencamos algumas …
Por que é tão importante citar fontes na sua árvore genealógica?
Citar fontes das informações genealógicas é importantíssimo para nossas pesquisas por vários motivos. Vou destacar dois deles e deixo o que considero fundamental, para o final. A primeira razão, é que as fontes revelam onde (e nos lembram também como e quando) obtivemos as informações. E, apesar de parecer óbvio e obrigatório, nem sempre o fazemos. Vamos imaginar uma situação que já aconteceu comigo algumas vezes. Você já está há 10 ou 20 anos colhendo informações da sua árvore genealógica, já acumulou talvez 50, 100 ou até mesmo 500 ancestrais, incluindo os colaterais e suas ramificações. Muitas vezes você vai …
Fiz um teste de DNA! Saiba o que eu aprendi sobre minha ancestralidade e sobre estes testes
Eu ganhei um teste de DNA! Foi um dos presentes mais legais que eu já recebi. O resultado indicou algo um pouco do óbvio e algo interessante
Minha árvore genealógica no FamilySearch “cresceu”. E agora?
“Alguém mexeu na minha árvore genealógica do FamilySearch”. Saiba o que fazer se isso aconteceu ou acontecer com você.
Aprenda a usar os caracteres-curinga em pesquisas para encontrar variações de sobrenomes
Os caracteres-curinga são ótimas cartas na manga ao fazer pesquisas genealógicas e funcionam da mesma maneira que os curingas nos jogos.
10 dicas preciosas para decifrar a caligrafia de documentos antigos
A letra dos escreventes é sempre uma barreira para os genealogistas. Aprenda dicas para decifrar caligrafias de documentos antigos.
Passo a passo: pesquisa de registros não indexados do FamilySearch – Parte 2/Mapa
Passo a passo da pesquisa de registros não indexados do FamilySearch pelo mapa de Registros.
Passo a passo: pesquisa de registros não indexados do FamilySearch – Parte 1/Catálogo
Saiba como encontrar um registro que ainda não foi indexado através pesquisa pelo Catálogo do FamilySearch.
Tudo o que você precisa saber sobre CHFs, os Centros de História da Família
Os CHFs são ramos do FamilySearch e tem o propósito de providenciar ajuda aos pesquisadores de história da família.
- Page 1 of 2
- 1
- 2