Passo a passo: pesquisa de registros não indexados do FamilySearch – Parte 2/Mapa

Em FamilySearch, Pesquisa, Registros Por Tati MarinDeixe um Comentário

No artigo anterior, mostrei como realizar uma pesquisa por localidade nos registros históricos não indexados através do Catálogo do FamilySearch. Se você ainda não leu, corre lá e aprende. No post de hoje vou ensinar como localizar registros, também através de pesquisa por localidade, mas por outro caminho: utilizando o mapa da busca de Registros.

Não sei você, mas dependendo da localidade (se é no Brasil ou outro país) eu prefiro usar um método ao outro. E, algumas vezes, acabo não encontrando em um o que encontro no outro, então tem que experimentar. E isso a gente só descobre usando o site, procurando… fuçando mesmo.

Desta vez vou buscar a certidão de nascimento minha bisavó Erminia Maddalena Antoniazzi (que, por acaso ou não, é a mãe do Antonio da certidão do artigo anterior) que nasceu em 1874 numa cidadezinha da Itália chamada Gorgo Al Monticano da província de Treviso, na região do Vêneto.

Recapitulando

Vamos entender a estrutura dos dados do FamilySearch. A maioria das coleções são de registros civis e religiosos, ou seja, certidões emitidas por cartórios e igrejas. Outros documentos como eleitorais, legais e notariais também estão disponíveis, dependendo da região.

Os registros antigos foram fisicamente criados em livros, sendo cada um deles de um tipo de evento. Por exemplo: os cartórios possuem livros de nascimento, casamentos e óbitos. Nas igrejas os livros contêm certidões de batismo, casamento e sepultamento. Dependendo do local, cada livro pode cobrir eventos de um ano ou mais tempo.

No FamilySearch os livros são itens de uma coleção, que estão agrupadas pela localidade geográfica a qual pertencem. Cada localidade normalmente possui mais de uma coleção de registros, que podem ser de cartórios, igrejas, arquivos ou outras instituições. Pode haver coleções de registros em diversos níveis, como cidade, comarca, estado ou país. Portanto, esta pesquisa é realizada por localidade.

Pesquisando

Para as pesquisas por registros da Itália eu sigo um caminho diferente daquele que utilizei no artigo anterior. É assim:

  • clicar em “Pesquisa” no menu horizontal superior;
  • clicar em Registros;
  • na página que se abrir, através do computador, haverá um mapa à direita, na sessão Pesquisar por Localidade;
  • clicar na região desejada (no meu caso Europa, que está em amarelo no mapa);

Em seguida, na lista, clicar no país desejado (no meu caso Itália), como mostra a imagem abaixo.

A página que vai se abrir contém todas as informações sobre registros disponíveis do país escolhido, desde cursos, projetos de indexação até os próprios documentos. À direita, primeiramente aparecem os “Registros históricos indexados”.

Mas nós vamos procurar aqueles que ainda não foram indexados. Então role a página para ver as informações que estão mais abaixo, até você encontrar o título “Imagens de registros históricos não indexados”. Para a Itália há 126 resultados.

Em seguida:

  • clicar no link “Todos os 126 resultados”;
  • na página que se abrir, filtrar os resultados pelo título, digitando o nome da região desejada (no meu caso, a província de Treviso).

Aparecem duas coleções. É a segunda que me interessa.

  • Italy, Treviso, Civil Registration (State Archive), 1806-1815
  • Italy, Treviso, Treviso, Civil Registration (Tribunale), 1871-1941

Ao clicar na coleção do meu interesse, sou direcionada a outra página, com alguns detalhes. Clico então no link “Procurar em 427.232 imagens”.

Abre-se outra página com todas as localidades de Treviso que contém coleções.

Uso o comando Ctrl + F para localizar Gorgo Al Monticano.

Ao clicar no nome da cidade, abre-se a lista de subcoleções disponíveis. E então descubro que o ano que minha bisavó nasceu (1874) por algum motivo não consta na coleção. Frustração total!

Acostume-se. Isso vai acontecer muitas vezes. Pelo menos eu já tinha o “estratto dell’atto di nascità” da Erminia, expedido pela comune (município) de Gorgo Al Monticano. Não é como ter o inteiro teor do documento original, mas já é suficiente para documentar minha bisavó.

Já que eu estava com “os livros abertos” na tela do meu computador, aproveitei para pesquisar outros Antoniazzi e encontrei a certidão de um dos irmãos da Erminia, Giuseppe Antoniazzi, que nasceu em 4 de julho de 1872.


O que você achou deste passo a passo? Tentou buscar alguma certidão de um ancestral seu? Me conte a sua experiência.

Leave a Comment