Passo a passo: pesquisa de registros não indexados do FamilySearch – Parte 1/Catálogo

Em FamilySearch, Pesquisa, Registros Por Tati MarinDeixe um Comentário

A maior parte dos registros históricos do FamilySearch ainda não foi indexada, o que torna um pouco trabalhoso encontrar os dados neles contidos. Enquanto que nas coleções já indexadas basta preencher o formulário de pesquisa com pelo menos nome do antepassado, encontrá-lo nas imagens é um caminho mais longo.

Às vezes é um pouquinho complicado até mesmo descobrir o livro que contém o documento que você procura. Mas com este artigo (e a parte 2) você vai aprender como encontrar a certidão que você busca a tanto tempo.

Você já leu o artigo em que eu falo sobre as 7 pesquisas disponíveis no FamilySearch? Este post trata de uma delas, a que você busca imagens de documentos através do Catálogo.

Entendendo a estrutura dos registros digitalizados

Antes de começar, vamos entender um pouco mais sobre os bancos de dados do FamilySearch. A maioria das coleções são de registros civis e religiosos, ou seja, certidões emitidas por cartórios e igrejas. Outros documentos como eleitorais, legais e notariais também estão disponíveis dependendo da região.

Os registros antigos foram fisicamente criados em livros, sendo cada um deles de um tipo de evento. Por exemplo: os cartórios possuem livros de nascimento, casamentos e óbitos. Nas igrejas os livros contêm certidões de batismo, casamento e sepultamento. Dependendo do local, cada livro pode cobrir eventos de um ano ou mais tempo.

No FamilySearch os livros são itens de uma coleção, que estão agrupadas pela localidade geográfica a qual pertencem. Cada localidade normalmente possui mais de uma coleção de registros, que podem ser de cartórios, igrejas, arquivos ou outras instituições. Pode haver coleções de registros em diversos níveis, como cidade, comarca, estado ou país. Portanto, este pesquisa é realizada por localidade.

Pesquisando

Então vamos partir para a pesquisa. Os exemplos que vou utilizar neste e no próximo artigo são ancestrais meus. O primeiro será o Antonio Catto, meu avô materno, que nasceu em 19 de novembro de 1911, em São João do Polêsine, na época um distrito de Faxinal do Soturno, interior do Rio Grande do Sul.

Para pesquisar no Brasil prefiro utilizar o Catálogo. Desta forma:

  • clicar em “Pesquisa” no menu horizontal superior;
  • clicar em “Catálogo”;
  • digitar o nome da cidade no campo “Localidade”, que no caso é Faxinal do Soturno;
  • clicar na localidade que vai aparecer logo abaixo do campo;
  • clicar no botão “Pesquisar”.

Em seguida, abre-se uma página com as coleções para esta cidade, que são:

  • Brazil, Rio Grande do Sul, Faxinal do Soturno – Civil registration ( 2 )
  • Brazil, Rio Grande do Sul, Faxinal do Soturno – History ( 1 )

O que me interessa é Civil Registration e ao clicar neste link aparecem duas opções:

  • Brazil, Rio Grande do Sul, Faxinal do Soturno, registros civis, 1920-2006
  • Registros civis : Faxinal do Soturno, 1891-1922

Como meu avô nasceu em 1911, é a segunda que vou pesquisar. Ao clicar nela, sou direcionada para outra página com os detalhes desta coleção.

Rolo a página e mais abaixo há uma tabela com as subcoleções. São 4:

  • Nascimentos 1896-1919
  • Nascimentos 1919-1920
  • Casamentos 1891-1922
  • Óbitos 1896-1922

A primeira delas é a que vou consultar para procurar a certidão do meu avô. A tabela mostra informações de localização e identificação da coleção original. A última coluna contém um ícone de máquina fotográfica com um link. Isso quer dizer que o formato desta coleção é imagem.

Assim que eu clico no link, abre-se uma nova página que contém todas as imagens desta coleção. São 2.371 imagens! Isso mesmo: duas mil, trezentos e setenta e uma imagens!! Mas me acalmo pois sei que não preciso olhar uma por uma, já que tenho a data de nascimento dele.

Abrindo algumas imagens, procuro a data do registro até chegar à imagem que contém o nascimento do meu avô. É a imagem número 1264. Agora é só baixá-la e, é claro, adicionar a imagem como fonte no registro do Antônio Catto na minha árvore familiar.


Foi fácil? Ficou com alguma dúvida? Precisa de mais detalhes? Fala comigo que eu te ajudo.

Leave a Comment