Saiba mais sobre as 7 pesquisas disponíveis no FamilySearch

Em FamilySearch, Pesquisa, Registros Por Tati MarinDeixe um Comentário

O FamilySearch é um dos sites de genealogia mais completos, principalmente para pesquisadores que estão fora do eixo Estados Unidos – Inglaterra. E muito além de publicar a sua genealogia, o portal é o maior aliado na pesquisa genealógica.

Rico em informações, o FamilySearch tem inúmeras coleções de dados, tais como livros, documentos oficiais e genealogias pessoais. Mas é preciso saber onde, como e o melhor caminho para encontrar as informações.

Por isso, este artigo se dedica em listar e explicar os diferentes tipos de pesquisas genealógicas que existem no site. Você encontra os diferentes tipos de pesquisa a partir do menu principal superior. Clique em Pesquisa e você verá as opções: Registro, Imagens, Árvore Familiar, Genealogias, Catálogo, Livros e Wiki de Pesquisa.

As 7 pesquisas disponíveis no FamilySearch

1. Registro

Ao fazer uma pesquisa neste formulário, o sistema busca as informações já indexadas pelos voluntários do FamilySearch. O portal tem atualmente mais de 4 bilhões de imagens documentos de diversos tipos como vitais, militares, religiosos, entre outros de todo o mundo. Uma fração deste banco de dados já está indexado, ou seja, voluntários em todo o mundo digitaram as informações contidas nos registros.

A busca nesta pesquisa pode ser feita de duas maneiras. Uma delas é preenchendo o formulário com pelo menos um sobrenome e clicando no botão “Pesquisa”. O sistema vai procurar pelas informações inseridas em todos os bancos de dados já indexados. Quanto menos informações, mais dados terá o resultado e, quanto mais dados, mais restrita será sua busca o que trará menos resultados.

Mas você pode também pesquisar por localidade, clicando em uma região e depois selecionando o país do mapa à direita. Após fazer a seleção, haverá também um formulário semelhante ao anterior. Abaixo há uma lista de todas as coleções já indexadas no país escolhido e, em seguida, outras coleções ainda não indexadas.

2. Imagens

Como falei logo acima, há milhões de documentos digitalizados no FamilySearch que ainda não foram indexados. A grande maioria deles está disponível para consulta no site – alguns podem ser visualizados apenas a partir de CHFs (Centros de História da Família, disponíveis em todo o mundo, consulte aqui o mais próximo) devido a restrições dos detentores dos documentos.

Nesta busca basta digitar uma localidade (cidade, estado ou país) e clicar no botão “Pesquisar grupo de imagens”. O resultado traz uma lista com todas as coleções de documentos pertencentes àquela localidade. Dependendo do local escolhido, a quantidade será consideravelmente grande. Mas não se assuste, no lado esquerdo há opções para filtrar o resultado.

3. Árvore Familiar

Essa busca traz resultados apenas das genealogias inseridas pelos usuários do FamilySearch. Ou seja, de informações que, na maioria das vezes, não foram verificadas. Quando encontrar um indivíduo que pode ser o seu ancestral, não encare isso como seu achado, mas como um ponto de partida para sua pesquisa, pois cada pessoa que você encontra precisa ser documentado. A não ser, è claro, que a pessoa que você encontrou na árvore genealógica de alguém já contenha fontes.

A maneira de pesquisar aqui é semelhante às anteriores. Preencha o formulário com os dados do ancestral que você deseja encontrar. A busca traz uma lista com os indivíduos que mais se assemelham com a pesquisa que você realizou.

4. Genealogias

Este banco de dados é semelhante ao anterior, de árvores familiares. São genealogias enviadas por usuários há muitos anos, antes de site do FamilySearch ter os recursos que tem hoje. Pesquisadores de todo o mundo que montavam suas árvores genealógicas através de programas, enviavam suas árvores familiares através de um arquivo Gedcom. Assim deixavam seus dados disponíveis para que outros pesquisadores com ancestrais em comum pudessem utilizá-los e até manter contato com os mesmos.

Assim como nas árvores familiares, a precisão das informações contidas nas genealogias enviadas varia bastante, conforme o próprio site diz. Sempre confirme os dados que encontrar com documentos confiáveis.

5. Catálogo

Aqui a busca pode ser por localidade, sobrenomes, títulos, autor, assunto e palavra-chave, que podem ser combinadas. Os resultados incluem as imagens já mencionadas acima entre diversas publicações como livros, mapas, guias, etc. Além disso, o resultado inclui materiais que não estão disponíveis online, mas que são acessíveis somente através de CHFs ou da Biblioteca do FamilySearch em Salt Lake, Utah, nos Estados Unidos.

6. Livros

O link leva para o site da biblioteca do FamilySearch, em inglês, o FamilySearch Digital Library. A instituição está trabalhando para tornar digitais todas as suas publicações para que sejam pesquisáveis e disponíveis online para o mundo todo. Para isso, outras bibliotecas americanas dedicadas à genealogias trabalham em parceria.

7. Wiki de Pesquisa

Você já sabe, não sabe? Se esta pesquisa se chama Wiki é porque é a Wikipedia do FamilySearch. Aqui você tem acesso a artigos de ajuda para suas pesquisas. As buscas podem ser feitas por local ou tópico.


E ai, o que você achou? Já conhecia todas as pesquisas do FamilySearch? Se quiser saber mais sobre alguma delas ou diver alguma dúvida é só me dizer e preparo um artigo para te explicar.

Leave a Comment