Você quer genealogizar? Ok, este verbo não existe e provavelmente não sou a primeira a usar. Exprime a ação de quem tem paixão pelos seus ancestrais e se sente instigado a procurar por eles, saber quem foram, onde viveram. Genealogizar vem, como você pode concluir, da genealogia: uma ciência, parente da história, que estuda a origem e evolução das famílias e/ou sobrenomes.
Genealogizando (assim no gerúndio) define como as pessoas aficcionadas pela genealogia se portam: estão continuamente pesquisando, pois a genealogia não tem fim.
Talvez você pense que para fazer sua árvore genealógica basta descobrir o nome, datas e locais de nascimento, casamento e morte dos seus antepassados. Genealogizar é mais (ou bem mais) que isso. É extrair fatos das entrelinhas. Você pode até se sentir como Sherlock Holmes.
Genealogizando você vai não só desvendar fatos e histórias dos seus ancestrais, como vai conhecer mais também sobre si mesmo. Linda Hogan, uma autora americana, escreveu:
Caminhando, percebo um caminho mais profundo. De repente todos os meus ancestrais estão às minhas costas. Atenção – dizem eles – observe e ouça. Você é o resultado do amor de milhares.
Genes, personalidade, moléculas, características, vivências. Será que o que você é também é resultado da sua ancestralidade? Descubra!